07 agosto 2018

[ Série ] Vamos falar de Under the Dome?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Quem aí já assistiu Under the Dome, ou como traduzido para o nosso idioma "O domo"? Hoje vamos falar um pouquinho sobre essa série por aqui. E já aviso de antemão que vão rolar spoilers, mas eles serão sinalizados, então só vai ler quem quiser tá bem? Fica por sua conta e risco 

Imagem relacionada
SINOPSE: Baseado no livro de mesmo nome, Under the Dome conta a história dos moradores da pequena cidade americana de Chester's Mill, no Maine, onde uma enorme e transparente cúpula indestrutível de repente os isola do resto do mundo. Sem acesso à internet, telefone e televisão, as pessoas presas dentro da cúpula devem encontrar suas próprias maneiras de sobreviver com a diminuição dos recursos e as crescentes tensões. Enquanto as forças militares, o governo e os meios de comunicação posicionados fora da barreira tentam derruba-lá, um pequeno grupo de pessoas presas lá dentro tenta descobrir o que é, de onde veio, e quando (e se) ela vai embora.


Como vocês já puderam perceber pela sinopse ai em cima estamos falando de uma série no estilo pós-apocalíptico. Racionamento de comida, déspotas loucos por poder e pessoas desesperadas pela falta de suprimentos básicos e dispostas a qualquer coisa pela sobrevivência. É uma boa premissa não é mesmo? Poderia funcionar muito bem não poderia? Mas não funcionou e eu já explico o por quê.

A primeira temporada foi ótima! Muita ação, mistério, personagens controversos e tudo mais que se pode esperar de uma cidadezinha interiorana cheia de costumes e intolerância. Os personagens causam empatia no espectador quando bons e obtem o resultado inverso  na mesma medida quando se trata dos vilões. A série funciona e é boa, e o fim te deixa querendo mais. Aí você corre ver a segunda temporada e....

Resultado de imagem para gif decepcionada

Tudo se torna muito massante, o que antes era novidade e causava curiosidade agora faz o espectador revirar os olhos e dizer: "tá legal, próximo". A série perde o foco e muda de temática completamente. E não é como se o espectador estivesse sendo preparado para uma mudança de roteiro, o que faz com que os acontecimentos posteriores pareçam forçados demais e se arrastem como lesmas até o último minuto.

Confesso que só vi a terceira e última temporada por querer saber onde tudo isso ia dar, mas foi uma pausa de anos até eu ter animo para retomar a série. Foi lento e cansativo, mas eu precisava saber que fim dariam a série que no início eu pensei que se tornaria uma de minhas favoritas da vida. E dói dizer que foi uma completa perda de tempo.

Mas pensando bem eu talvez tenha criado muita expectativa não é mesmo? Afinal eu li o livro e ele é MARAVILHOSO, Stephen King criou uma história maravilhosa na qual os produtores apenas se basearam e cagaram completamente. 

Quem leu o livro vai entender a minha frustração pois se fosse apenas uma má adaptação não haveria mal algum, o problema é que ELES MUDARAM A PERSONALIDADE DE AO MENOS METADE DO ELENCO! E sim eu tô gritando kkkk 

Imagem relacionada

 E aqui começam os spoilers

Gente, a Angie fica viva uma temporada inteira! Cara no livro ela já tá morta no começo. O Junior é um garoto bom, dá pra acreditar? Ele é meio sem noção, totalmente rebelde mas completamente recuperável segundo os produtores da série, mesmo sendo super abusivo com a Angie ao longo da primeira temporada e sendo um completo bosta durante todo o livro. Eles se basearam em quê mesmo? No livro ele estupra o cadáver da Angie depois de tê-la matado e escondido o corpo! 

O Big Jim se torna do "bem" (???) e anda com a Julia! Caramba, não dá, só não dá pra tolerar.  E o final, o final.... tem nada a ver mano! Nada a ver. 

  Fim dos spoilers

O final do livro tem todo um significado. A construção da trama gira em torno da premissa estipulada, cada ação gera uma reação, cada erro é destrutivo e cada personagem tem seu papel. Na série é tudo confuso, sem nexo, com personagens sem rumo e sem vida. Até mesmo a atuação dos atores foi comprometida ao longo das três temporadas e eu dou graças por ela ter sido cancelada porque eu não aguentaria mais uma não. 

Por fim eu só precisava mesmo desabafar e colocar pra fora toda minha frustração, mas pra quem não leu o livro pode ser que a série funcione, pode ser que você goste da personalidade dos personagens criados para a série e talvez você não se canse ao longo das temporadas. É uma produção boa não pode negar. Mas infelizmente pra mim não deu :/

1 comentários:

  1. Comecei assistindo a primeira e segunda temporada uma atrás da outra. Depois perdeu a graça para mim. :-/ Fui passando >> somente para ver o que iria acontecer. Não gostei.

    ResponderExcluir

Olá! Se você gostou do post ou tem algo a acrescentar deixe um comentário. Ficarei muito feliz com sua contribuição e responderei assim que possível. Obrigado pela visita!